MARACANAÚ É REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL E RECEBE EQUIPE DO SBT REPÓRTER
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú é referência nacional na integração de políticas públicas socioassistenciais. Dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS confirmam o município de Maracanaú como destaque no setor ao conseguir desenvolver, de forma exitosa, ações integradas de combate à vulnerabilidade social. Esse reconhecimento já rendeu reportagens na imprensa local, nacional e internacional. Desta vez, a equipe de reportagem do jornalístico SBT Repórter virá à cidade para mostrar ao Brasil as práticas bem sucedidas da assistência social em Maracanaú. As gravações acontecerão, nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro, em alguns equipamentos sociais do Município. (LQ)
FÓRUM DE IDENTIDADE RURAL ACONTECERÁ NESTA QUINTA-FEIRA
Maracanaú é sede do Fórum do Território Rural, que acontece nesta quinta-feira, 25. O encontro, que também reunirá representantes dos municípios de Itaitinga, Pacatuba, Guaiúba e Maranguape, será realizado no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a partir das 9 horas. Os participantes vão discutir sobre as práticas e culturas na área da qual pertencem, visando conhecer a identidade rural do território. Estão previstos a apresentação dos projetos rurais de Maracanaú, palestra sobre a formação dos Territórios Rurais no Brasil, seguidas por debate entre os delegados sobre os projetos sustentáveis que podem ser realizados nos municípios integrantes. De acordo com o Assessor de Agronegócios de Maracanaú, Lomar Ximenes, a iniciativa é uma "revolução" nas políticas públicas direcionadas ao meio rural: "um dos benefícios será com a mudança de lógica do trabalho de governo. Em vez de projetos e financiamentos chegarem a cada município, estes vão se organizar e executar as propostas em conjunto, de acordo com a afinidade nas práticas de agricultura, saúde e educação". (PL)
MUNICÍPIO DIVULGA CAMPANHA ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA NAS ESCOLAS
A Secretaria do Meio Ambiente - Semam já está divulgando nas escolas municipais, estaduais e particulares de Maracanaú a proposta da Campanha alusiva ao Dia Mundial da Água, que transcorrerá em 22 de março. O tema do evento deste ano tratará da economia no uso de recursos energéticos e naturais, a fim de preservá-los no futuro. A temática poderá ser trabalhada pelos alunos de março a maio. Além da divulgação da campanha, o setor de Educação Ambiental da Semam se reunirá com a Secretaria de Juventude para propor a retomada do Projeto Ecoar, que promove a capacitação de jovens maracanauenses, de 15 a 29 anos, para realização de trabalhos de conscientização ecológica. A Semam também marcou um encontro com técnicos da Secretaria de Saúde a fim de implementar um projeto de combate aos pontos de lixos em Maracanaú. O calendário de atividades do setor de Educação Ambiental prevê, ainda, todas às quarta-feiras, na hora do almoço do Restaurante Popular, a exibição de filmes sobre mudanças climáticas, preservação do meio ambiente e melhor destinação do lixo doméstico.(MR)